sexta-feira, 23 de maio de 2008

Por que a cerveja congela na mão do garçom?

Por que a cerveja congela na mão do garçom?
Simplificadamente, é porque a mão do garçom transmite calor para a sua cerveja! A mão, bem mais quente que a garrafa e o seu líquido, transfere calor para o interior da garrafa, o que provoca uma pequena expansão do líquido. Essa pequena expansão acaba provocando um "empurra-empurra" no interior da garrafa, o que estimula da formação de cristais.
Soma-se a isso o fato de que o calor da mão também aquece o gás que está lá dentro e que vai tentar escapar da garrafa. Como o gás não consegue, ele provoca um aumento de pressão no interior da garrafa (gargalo), que geralmente resulta naquele desperdício.
É importante ter sempre em mente que a água é uma substância que se expande quando congela e tem sua temperatura de congelamento diminuída quando a pressão aumenta. Isso ajuda a entender porque o derrame, o desperdício, ocorre geralmente quando abrimos a garrafa - nesse momento a pressão diminui, a temperatura de congelamento aumenta.
A cerveja é uma solução aquosa. Entre outras substâncias presentes nesta solução temos água e álcool. A água é o solvente, está em maior concentração. Nessa mistura temos também o gás carbônico. A mistura dessas substâncias é que explica porque a cerveja não congela em temperatura bem abaixo da de congelamento da água.