domingo, 15 de junho de 2008

Por que a pipoca estoura.

Existem três elementos que fazem a pipoca estourar:
a) umidade dentro da semente
b) amido dentro da semente
c) casca dura que envolve a semente.

Quando uma semente de pipoca esquenta , a umidade dentro da semente aumenta. A umidade é extremamente importante para uma semente de pipoca. A menos que a porcentagem de umidade na semente seja exatamente muito pequena, a semente não estoura. Quando a pressão dentro da casca aumenta bastante, a semente estoura. Esta parte parece bastante comum - muitas coisas explodem quando você as esquenta. A parte estranha é o branco que se forma durante o processo. Acontece que o pequeno grão de amido gelatinizado não estoura, porém se expande em pequenas bolhas gelatinosas. As bolhas próximas se fundem e solidificam formando uma malha tridimensional, parecida com uma pia cheia de espuma de sabão. Esta é a parte branca, fofa, que comemos".

Existem dois alimentos que se comportam de maneira semelhante. O primeiro é o pão, que se expande e solidifica (ainda que, mais lentamente); o outro é a "serpentina de spray", um líquido que se solidifica assim que entra em contato com o ar.

Veja abaixo três experiências que você pode fazer para entender melhor como funciona a pipoca. 1) Use uma agulha ou alfinete para furar as cascas de algumas sementes de pipoca e tente estourá-las. Elas não irão estourar porque a pressão pode se formar dentro de uma semente perfurada.
2) Deixe as sementes em um forno quente ou no sol por vários dias, e depois tente estourá-las. O forno ou o sol irão secar as sementes e farão com que elas não estourarem.
3) Tente estourar a pipoca em uma temperatura baixa (abaixo de 150ºC). Você irá descobrir que a pipoca não estourou - ela tem que chegar a temperaturas superiores a 150ºC para que a pressão interna da semente cresça a ponto de estourar.